Serviço social

 

Serviço Social

O Serviço Social na Assistência Estudantil visa o acolhimento e acompanhamento social dos estudantes em suas demandas socioassitenciais, colaborando para minimizar as barreiras encontradas para sua permanência na universidade, e o êxito na conclusão de seu curso.

 

Público Alvo

Prioritariamente os estudantes de graduação.

 

Como funciona

Os/as Assistentes Sociais realizam o acolhimento das demandas espontâneas e agendamentos ao estudante na sala do Serviço Social na Assistência Estudantil de cada campus, realizando as ações descritas abaixo.

 

Atendimento ao Estudante

O/a Assistente Social realiza atendimento aos estudantes da Ufob, prestando-lhe informações sobre a Assistência Estudantil, fazendo o acolhimento de suas demandas, bem como os encaminhamentos necessários para a resolução de demandas apresentadas, seja para os demais serviços e setores da universidade, ou para acompanhamento social.

 

Acompanhamento Social aos Estudantes

O acompanhamento social é realizado junto ao estudante que se apresenta ao serviço social do campus com alguma demanda pessoal que necessite do Assistente Social no acompanhamento da evolução para solução dessa demanda.

 

Visita Domiciliar

A visita domiciliar é parte fundamental das ações do Assistente Social na Ufob, para acompanhamento dos estudantes atendidos pela Assistência Estudantil. A visita domiciliar será realizada nos casos de acompanhamento social ao estudante e averiguação de denúncia anônima.

 

Processo Seletivo de Auxílios

O/a Assistente Social participa da execução do processo seletivo para a concessão de auxílios financeiros destinados aos estudantes, bem como efetivação do processo de renovação de editais, realizando a análise socioeconômica, entrevista e parecer social para a concessão ou não do auxílio.

 

Situações em que o estudante poderá procurar o Serviço Social do campus:

  • Informação sobre os serviços da Assistência Estudantil;
  • Encaminhamento aos serviços da Assistência Estudantil;
  • Dificuldade de adaptação no curso;
  • Dúvidas sobre processo seletivo de auxílios;
  • Apresentação de denúncia anônima.

 

 

BARRA

 

LAPA

 

LEM

 

SAMAVI